Reproduzindo via Spotify Reproduzindo via YouTube
Saltar para vídeo do YouTube

Carregando o player...

Scrobble do Spotify?

Conecte a conta do Spotify à conta da Last.fm e faça o scrobble de tudo o que você ouve, seja em qualquer app para Spotify, dispositivo ou plataforma.

Conectar ao Spotify

Descartar

Biografia

Kelly Jones (nascido em 3 de junho de 1974) é um cantor-compositor, guitarrista e vocalista da banda Stereophonics. Influenciado por bandas de classic rock, como The Who, Led Zeppelin, AC/DC e os Sex Pistols. Jones é conhecido por sua forte voz grave, que tem sido descrita como "whiskey vocal" ou algo como "vocal uísque", por seu tonalidade mais grave e rouca. Como letrista, Jones é influenciado por Neil Young, Bob Dylan e Otis Redding.
Jones nasceu em Cwmaman, um pequeno vilarejo do País de Gales, filho mais novo de Beryl e Arwyn Jones, seus irmãos mais velhos se chamam Kevin e Lee. Arwyn tinha uma banda chamada "Oscar and the Kingfishers", o que lhe rendeu o apelido de "Oscar". Ele cantava nos pubs de trabalhadores, onde levava Kelly desde pequeno. Arwyn chegou a gravar algumas músicas e ter o mesmo agente musical que a banda "The Hollies", mas infelizmente atingiu pouco sucesso. O pai, no entanto, presenteou Jones com uma guitarra quando ele era pequeno.
Jones cresceu em Cwmaman, onde se tornou amigo dos seus vizinhos Stuart Cable e Richard Jones, com quem, em 1992, formou uma banda que fazia covers. Kelly Jones tinha talento para escrever desde a sua juventude e chegou a estudar cinema, chegando a considerar ser um roteirista e ter atraído interesse da BBC sobre seu trabalho, mas posteriormente se concentrando na música. A banda progrediu de covers para material original e Jones levou sua criatividade para narrativas para as letras de suas canções, contando estórias, como na canção "Have a Nice Day", "Vegas Two Times", "Local Boy On The Photograph" e tantas outras. Ele chegou a "flertar" com a ideia de uma carreira no boxe e foi bem sucedido no seu nível, mas não deu seguimento na carreira.
Jones formou junto com Kelly e Stuart a banda "Stereophonics", que só teve esse nome influenciado por um antigo rádio da casa da avó de Stuart, da marca "Stereophonic". A imaginação de Kelly Jones e sua insistência foi fator preponderante para atrair um agente musical e conseguir gravar o primeiro disco da banda.
Há uma grande pegada autobiográfica nas canções do primeiro álbum da banda "Word Gets Around", de 1997, como em canções como "More Life in a Tramps Vest", influenciada por seus anos trabalhando em um pequeno mercado e em canções como "Goldfish Bowl", em que chega a citar o pai e sua carreira no boxe.
Jones é pai de quatro filhos, sendo os dois mais velhos, Colby e Misty Jones, fruto do seu relacionamento com Rebecca Walters, que acabou logo após o nascimento da filha Misty em 2007. Ele começou um relacionamento com a MTV, Jakky Healy, com quem se casou em 2013. Em março de 2016, nasceu a terceira filha de Jones, com a esposa Jakky, Riley Jones e em 2020, em meio ao lockdown da pandemia, nasceu o segundo filho do casal, Marley Jones.
Kelly Jones lançou em 2007 o álbum solo "Only The Names Have Been Changed", com canções originais escritas por ele. Em 2020 lançou o álbum ao vivo "Don't Let The Devil Take Another Day", incluindo canções do álbum de 2007, canções do Stereophonics e o um cover de "Help Me Through The Night" de Kris Kristofferson. Em maio de 2024, Kelly lançará um álbum solo de músicas originais gravadas por ele chamado "Inevitable Incredible". O álbum foi escrito em um estúdio isolado e explora o lado mais vulnerável de Jones, que escreveu as canções a partir do piano.

Editar esta wiki

Não quer ver anúncios? Atualize agora

Artistas parecidos

API Calls